Um bom equilíbrio treme ao coração de cada jogo de esportes. É uma constante calibração, para fazer um jogo que se sinta autêntico, mas também divertido e acessível para jogar. Faça qualquer coisa errada e poderá acabar com tudo.
Dizendo isso, o esporte é um mundo em que o fantástico freqüentemente venha a acontecer. O que FIFA 13 têm? Imprevisibilidade. É uma das principais inovações do FIFA 13. É um risco, mudar potencialmente um jogo, isso pode acabar resultando em frustração e irritação. Felizmente, o balanço é ótimo.
Esta imprevisibilidade é o aspecto mais evidente quando se trata de "jogando pela primeira vez". Seus jogadores não são mais dotados de habilidades sobrenaturais quando se trata de tomar bolas para fora no ar ou correndo para passes em alta velocidade. Se você não usar sua habilidade, há uma boa chance de que eles vão te atrapalhar e consequentemente você perderá a posse de bola.
Isso torna o jogo imediatamente menos acessível. Você vai se irritar quando o seu jogador levar um toque brutal quando você está completamente na cara do gol, mas isso é algo que acontece a cada semana nas melhores ligas ao redor do mundo. No entanto, nunca se torna uma quebra de fluxo na jogabilidade ou frustrante, e isso é graças a uma lógica por trás disso tudo. Vários fatores conspiram para determinar a qualidade do seu primeiro toque: velocidade do passe, girar sobre a bola, a velocidade e habilidade relativa do jogador que irá recebe-la. Com o tempo, você vai aprender a melhorar o seu primeiro contato - por exemplo, não corra para um passe em velocidade máxima, ou talvez passar usando o analógico direito para que você não tenha que tirar o dedo do "sprint".
Esta não é a única inovação jogo. Defender no ano passado foi um foco para a mudança com a introdução do "Tactical Defending '. FIFA 13 concentra-se em melhorar as suas opções de ataque. O game aprendeu a driblar com seu recente spinoff o FIFA Street, e incorporou a mecânica de dribles livres, que permite que o jogador tenha maior controle da bola, quando você segurar os dois gatilhos. Demora um tempo para se fundir com esta variação de ritmo e usando dribles precisos (introduzido no ano passado), mas uma vez que você aprender a usá-los em conjunto, torna-se algo útil. Mas, novamente, o equilíbrio parece estar muito bom. Usando esta apertada mecânica de drible não garante que você derrotar seu marcador , mas usada no contexto certo, pode ser extremamente útil.
Atacar também foi melhorado pela IA ofensiva renovada. Ao ir para a frente, você vai ter mais apoio com seus colegas fazendo corridas inteligentes "fora da bola", mesmo escapando da marcação para ficar em jogo. É mais perceptível quando você está no intervalo. Um jogador irá derrubar o flanco oposto, ou correr entre os defensores, gritando por um passe. Isso torna os jogos mais emocionantes e abertos, permitindo-lhe marcar gols que você simplesmente não podia antes, devido a uma falta de movimento.
O jogo inteiro parece mais físico, também. O Player Impact Engine - um dos destaques mais marcantes ano passado - foi reforçada, e eu não experimentei nenhuma das embaraçosas, colisões, muitas vezes hilárias que ocasionalmente FIFA 12 produziu. Este sentimento de fisicalidade, de músculos e peso para os jogadores, vem principalmente do fato de que a bola já não parece estar magnetizado no jogador em posse de bola. Os jogadores podem colidir e empurrar uns com os outros enquanto eles perseguem bolas livres. Quando você está na defesa, e recebe a bola, você irá querer andar em Z com medo do marcador te derrubar e roubar a bola. Enquanto houve melhorias no ataque a IA faz jogos mais fluido, a fisicalidade acrescentada também pode tornar às vezes interessante, com passagens de jogo em que nenhuma equipe pode realmente dominar a posse. A combinação desses dois elementos apresenta a variedade que você pode esperar no jogo do mundo real.
Graficamente, FIFA 13 não mostra uma grande melhoria se comparado com seu antecessor imediato. Mas isso beneficia consideravelmente a partir de novas animações contextuais - basicamente, os jogadores se recuperam de desafios e reagir em situações como fariam na vida real - de correr para manter a bola em jogo, por exemplo. Ela só ajuda a vender a ilusão de um pouco mais.
As mudanças deste ano não são tão bombásticas como as principais características do ano passado, mas não é definitivamente o tipo de produto que fica quieto. Enquanto FIFA 12 ainda é divertido se você voltar a ele depois de jogar o 13 por uma quantidade razoável de tempo, o jogo realmente se parece mais restritivo e um pouco mecânico em retrospecto.
FIFA 13 é extremamente generoso para aqueles que querem uma experiência de futebol mais comprometida, não apenas um rápido joguinho. É um jogo com conteúdo inchado. Be a Pro, Ultimate Team, Torneios de todo o mundo ... Tudo ainda está lá. E há ainda mais este ano. Skill Games são uma adição muito divertida, cobrindo todos os fundamentos do jogo, a partir do cruzamento para passar para o chute. Ele ainda permite que você chegue em alta velocidade com as novas combranças de falta táticas do jogo, em que você pode usar os corredores iscas. Cada disciplina tem diferentes desafios de bronze, prata e ouro. Eles não são muito um auxílio de ensino, no entanto, mais uma oportunidade para praticar e praticar competências-chave. Uma vez que você ganhou suas medalhas, um "Skill Challenge"é desbloqueado para aquela disciplina que lhe permite postar um high score para compartilhar com seus amigos.
Vale a pena mencionar que FIFA 13 incorpora controles de movimento com diferentes graus de sucesso. Kinect funciona bem. Tem sido implementado discretamente e de uma maneira que faz sentido. Você é agora tanto o jogador - com o controlador nas mãos - e gerente, berrando ordens e táticas a partir das linhas laterais de seu sofá. Você pode alternar táticas durante a partida. Comandos predefinidos iniciam mudanças estratégicas. Você também pode mapear principais frases motivacionais - "Precisamos vencer este jogo!" - para solicitar uma combinação de ajustes para formação de mentalidade, e assim por diante.
Substituições podem ser feitas usando o Kinect, mas isso é onde fica um pouco confuso para usar durante o jogo. Diga 'substituir' e você vai ter que aprofundar através de uma série de menus no canto, a fim de fazer a troca direito. É muito perturbador para usar durante um jogo bem disputado e provavelmente o melhor é guardar para quando a bola estiver fora de jogo.
PlayStation Move, no entanto, é incorporado com menos elegancia e menos sucesso. Você pode usar uma varinha de movimento para mover seus jogadores ao redor do campo e apontar para onde eles devem estar passando a bola. É difícil de pegar e, cá pra nós ter as setas coloridas usadas para apontar o Move freneticamente indo em torno da tela realmente enfraquece a ilusão de um jogo real que FIFA se esforça para criar.
A apresentação é lisa e excelente como você pode esperar. Ele faz um bom trabalho em ter comentários laterais adicionais que lhe dá atualizações sobre lesões durante os jogos.
Nos últimos anos, a EA tem se esforçado para fazer seus jogos virarem organismos vivos, que respiram - experiências que persistem uma vez que você desliga o console. Uma das maiores inovações de FIFA 12 era o Football Club, uma série de desafios que foram atualizados durante a temporada. Ele retorna, é claro, mas este ano também terá o Match Day, um serviço que tenta manter FIFA 13 em contato com a temporada que se desenrola. Quando você inicializar FIFA, você pode ligá-lo com um clique de um botão e uma atualização de curto vai reequilibrar as estatísticas dos times e jogadores individuais de acordo com a forma como eles estão se saindo no campeonato. Por exemplo, se um jogador começa a marcar a cada semana, as suas estatísticas vão subir. Com recursos como este, é difícil avaliar o seu valor duradouro, desde o início, mas se a EA continuar comprometida com ele durante todo o ano, então Match Day é engenhoso e você vai se perguntar por que não foi feito mais cedo. FIFA 13 realmente aspira a ser uma verdadeira extensão do esporte que simula.
Vale a Pena?
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