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Análise Way of the Ninja 4 - PSN Game




Opa galera aqui é o Diogo trazendo mais uma análise para vocês, então larguem de ser mandriões e/ou só querer saber de fixes de PS3, pois aqui no G.N. tem também outras coisas legais como minhas análises xD. 

Você já se imaginou sendo um samurai? Pois é, eu já, mas infelizmente não pude ser um pelo fato de não ter nascido no Japão à centenas de anos atrás xD. Mas em Way of the Samurai 4, você poderá descobrir como você se sairia caminhando pelo mundo como um samurai solitário. Way of the Samurai 4 como disse antes é um jogo de mundo aberto disponível apenas para download pela Playstation Network que permite ao jogador explorar seus príncipios morais ou seus desejos ocultos em um pequeno vilarejo no Japão que está em um constante conflito.
LEGENDA: Sub-título verde aprovado | Sub-título vermelho: reprovado | Metade verde/vermelho tem aspectos negativos e positivos no conteúdo do sub-título.

HISTÓRIA E CAMINHOS DE UM SAMURAI, PODEM SER AGRADÁVEIS OU NÃO:

Preso entre um governo militante, nacionalistas xenófobos e um corpo forasteiro que almeja a expansão, você assume o papel de um ronim japonês no ano de 1853. Como um samurai sem nome nem dono, sua jornada será em uma pequena cidade onde essas três facções estão se desentendendo. Portanto são as decisões que você fizer, as missões que aceitar e o sucesso que você terá que irá determinar o destino do seu samurai.

Logo de cara, você é deixado em uma série de combates e é rapidamente forçado a fazer uma escolha de qual caminho seu personagem irá seguir. Tudo é bem rápido e seco, e rapidamente lhe é apresentado a oportunidade de salvar ama pequena e delicada mulher de uma terrível gangue de rebeldes. A mulher é uma embaixadora britânica que veio para o vilarejo na esperança de estabelecer uma relação comercial, enquanto os rebeldes, estão tentando impedir os forasteiros de influenciar seu vilarejo. Você poderá ser o "cara bonzinho, gente boa" e salvar a garota, lutando ao lado dos policiais, ou tomar o caminho do mal e tomar uma posição contra a lei local. Durante o seu progresso, você poderá tomar apenas um caminho, tentar jogar nos dois lados ou simplesmente pular as missões principais das três facções e apenas ir explorar as sidequest do mundo aberto.


Enquanto eu explorava a história, as coisas ficaram assustadoras de uma hora para a outra. Se você salva a embaixadora, seu samurai será levado a ter uma relação com a moça que parece ter uns 15 anos de idade. Em outras jogatinas fiquei perturbado quando descobri sobre o fetiche de tortura do Shogunato e suas três filhas que dirigiam a cidade. Mesmo que o jogo se passa em apenas alguns dias, você terá tempo o suficiente para descobrir coisas bastante perturbadoras sobre as pessoas deste pequeno vilarejo antes de terminar em um torneio de três rounds para terminar a aventura. Cada combinações de decisões diferentes me levaram para um dos DEZ finais disponíveis.

Por causa da pequena duração da história -- cerca de duas à quatro horas dependendo de quantas missões você fizer -- várias jogatinas são recomendadas utilizando o "Proof of Life". O conceito "Proof of Life" é no mínimo um conceito interessante sobre o famoso New Game+ visto em muitos jogos hoje em dia. Em vez de você apenas dar Load em seu Savegame anterior, o mundo ao seu redor se adapta. Escolhendo a vida de um fora-da-lei que constantemente mata policiais, irá levar a um aumento considerável de policiais e da aplicação da lei local na sua próxima jogatina. Adicionalmente, pontos são adquiridos após cada vez que você termina o jogo, que pode ser usados para liberar diferentes mudanças de visual para cada "New Game".

ALTERNATIVAS DE DIVERSÃO, OU NÃO:

Além das missões do jogo, existem alguns outros meios de diversão, como jogar cartas ou sair à noite sem ser detectado. Sério esse negócio de sair a noite foi uma das piores experiências durante a análise, ainda mais do que o quarto de tortura do Shogunato. Depois de conhecer e conversar com uma mulher durante o dia, tive que invadir a casa dela a noite, e entrar no seu quarto sem ser detectado. Após isso ir na cama dela com ela e tentar... acho que você entendeu.


Pode ser que o "humor" pretendido naquela situação pode ter sido perdido devido as diferenças no humor japonês do ocidental, ainda mais com horrível escolha de efeitos sonoros e animações mais parecidas com uma adolescente excitada saltar na cama na esperança de perder sua virgindade. Felizmente após você ver todas essas coisas, se isso acontecer novamente você não precisará ver essas coisas novamente(amém).


COMBATE DESAPONTADOR, E MISSÕES NADA VARIADAS:

O aspecto mais desapontador de Way of the Samurai 4 é que o combate não é um dos mais divertidos. Eu pensei que sair correndo em uma vila japonesa com uma espada e um apetite de destruição iria ser o aspecto mais interessante do jogo, porém me decepcionei seriamente. Para vencer uma batalha você deve lançar uma enxurrada de ataques contra um adversário para que ele não tenha tempo de recuperar a saúde.

Além do incomum incômodo de os inimigos se recuperarem de ferimentos tão rápido durante a batalha, o método de atacar sem parar irá resultar em fadiga que causa uma redução de dano que você poderá infringir. Isso se torna muito frustrante no início do jogo, quando você tem apenas alguns ataques diferentes e pouco dinheiro para comprar muitas armas extras ou itens que ajudem a aumentar a vida útil do seu equipamento. Se você se encontrar em uma batalha sem itens de recuperar vitalidade ou com poucas armas, as coisas podem terminar antes mesmo de começar.


Infelizmente, as missões do jogo não oferecem muita variedade. A maioria dos cenários giram em torno de encontrar um NPC, encontrar a causa de algum conflito e chegar a tempo para uma pequena batalha. Esse cenário se repete com diferentes graus de dificuldade, mas com o combate não muito divertido, as missões começam a enjoar rápido demais.


VISUAL E DUBLAGENS:

Visualmente, Way of the Samurai 4 não é muito atraente. Mesmo que você desbloqueie mais e mais peças persoanlizáveis para o personagem com cada jogatina, nada acabou sendo visualmente impressionante. Os modelos de personagens são bem limitados -- especialmente com animações faciais e game de emoção -- fora as animações que não fluem suavemente juntas. FPS caem do nada, tem screen tearings, tudo isso acabou por matar toda a qualidade imersiva do jogo.


Way of the Samurai 4 só pode ser jogado com dublagem em japonês e legendas em inglês. Enquanto que para os fãs da franquia está trudo bem, isso talvez não agradará os novos jogadores, justamente por não haver vozes em inglês também. Também, a dublagem as vezes fazem cenas sérias parecerem completamente idiotas e dá para cenas absurdas uma sensação mais absurda ainda. A musica as vezes têm o mesmo problema, aonde uma musiquinha animadora toca em um momento de tensão, algo um tanto estranho.

VALE A PENA?

Com a liberdade de um mundo aberto combinado com um tom inconsistente, é bem difícil saber o que exatamente a equipe de desenvolvimento da ACQUIRE Corp. estava buscando. Enquanto a histórias tinha caminhos ramificados, nenhum foi muito cativante nem muito divertido, e o combate repetitivo rapidamente pagou seu preço.

Depois de lutar por honra, por mim e penas por uma questão de provocar o caos em uma pequena vila no Japão, Way of the Samurai 4 me mostrou que eu não teria sido uma pessoa muito querida no Japão em 1850. Mas se o mundo real foi pelo menos parecido com o mundo do jogo então, eu não gastaria meu precioso tempo lá de qualquer maneira.


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