Torchlight II vai direto ao ponto. Dentro de alguns minutos depois do início você cai em campos de monstros matadores compulsivos. Foi mostrado à você que isso não é um jogo sobre história: é sobre morte e assasinatos e tudo mais. Você queima, envenena e corta animais hostis com armas afiadas até morrer e derramar ouro em todo o chão. Você colhe tudo, verifica status para ver se algum tesouro descoberto pode servir como um upgrade, em seguida, passa para o próximo pack de inimigos e repite isso novamente. Você faz isso por cerca de 30 horas até o último chefe ser derrotado, então você começa um New Game+ e repete a coisa toda tudo de novo. Pode soar como um "grind" cansativo de uma dungeon, mas é imensamente gratificante.
Enquanto Torchlight II não consegue alcançar muito com a sua apresentação da história meio nua e personagens meio sem graça, ainda estabelece um humor distinto misturando cenas de violência implacável com coloridas, com visuais quase como contos de fadas e uma trilha sonora assombrosa. Isto dá Torchlight II uma espécie de encanto sinistro, onde apesar do brilho e das cores, há uma sensação de pavor pelo os cantos. Torchlight II é uma boa mistura de ação-RPG e te faz ficar hipnotizado por horas!
Como com Diablo, os itens que caem de monstros são aleatórios, assim você nunca tem certeza do que vai cair entre os mortos. Às vezes é uma pistola básica que você nunca vai usar, às vezes é uma espada de dois gumes rara com alto dano e os status anexados à ela são perfeitos para complementar o seu estilo de jogo.
Brincar é uma provocação constante, onde cada explosão mágica ou enxurrada de flechas pode recompensá-lo com o upgrade ideal, que quando equipado inspira confiança, um sentimento crescente de poder pessoal como se você fosse descer para o calabouço e enfrentar qualquer ou quaisquer perigos desconhecidos que estejam te esperando. É um ciclo com ritmo rápido de upgrade que nunca deixa espaço para descanso, como desafios mais ameaçadores nunca estão longe do seu alcance, e a promessa de maior recompensa nunca se acaba.
A Runic Games ajuda com isso. Torchlight II parece mais uma aventura do que o original, como você vai atravessar grandes espaços ao ar livre, a partir de campos rupestres até desertos e pantanos venenosos para as profundezas do inferno. Todo o tempo a Runic mantém o elemento surpresa e garante que a ação não fique maçante.
O mundo de Torchlight II é totalmente recheado de monstros. Se houver apenas um pontinho de sombra indicando espaço inexplorado em seu minimap, há chances de ter criaturas se escondendo ali, então nunca há falta de inimigos para derrotar. Muitas vezes, o que parecia ser um pequeno pack de monstros poderia dobrar ou triplicar em número graças a um pedido de ajuda do monstro. Desafios aleatórios baseados em Waves podem ser iniciados em torno do que era, à primeira vista, uma pedra normal. Matar um besta estranha pode abrir um portal para uma masmorra cheia de ouro. Monstros lançando magias de efeito devastador, teletransporte, ataque em alta velocidade, veneno, e geralmente tornam óbvio que eles gostariam de matá-lo, forçando-o a permanecer alerta e se móvimentando para permanecer vivo. Ao longo de todo o jogo você nunca fica parado na lama do tédio, porque muitas vezes distrações podem lhe levar à ruína.
Runic Games está presa com uma fórmula clássica de evolução de personagens. Quando você aumenta de nível os pontos de habilidade e atributos devem ser distribuidos manualmente, o que lhe dá o controle total do crescimento do seu personagem e as especializações do mesmo. A maneira como você desenvolve sua classe também é, em sua maior parte, permanente, que acrescenta tensão a cada interação com a árvore de habilidade, mas respectivamente uma opção muito limitada deixa espaço apenas o suficiente para experimentar diferentes habilidades. Essa abordagem de desenvolvimento de personagem constrói um senso bem definido de identidade para cada personagem criado, e fornece um incentivo para repetir a mesma classe outra vez, experimentando novas e extremamente diferentes builds. Em qualquer outro jogo o processo de conteúdo repetido poderia ser terrível, mas Torchlight II impede isso.
Se você construir o Outlander em um superpoderoso canhão de tiro rápido com pistolas de duelo? Ou invés disso você deva construir uma classe com habilidades que controlam multidões para manter os inimigos longe e concentrar-se na convocação, de modo que simplesmente matando os inimigos que você é, simultaneamente, gerando um exército de ajudantes sombrios? Ou talvez uma mistura? Você poderia, teoricamente, aprender cada habilidade na árvore de uma classe, mas isso significa que você não está gastando esses pontos para aumentar o nivel de habilidades mas sim, com cada cinco pontos, abrindo novos efeitos para a habilidade. É um sistema que recompensa aqueles dispostos a investir pesadamente em um punhado de habilidades que se complementam, especializando e criando um estilo único de combate para cada personagem criado. O jogo nunca deixa você de tomar uma decisão sem fazer você se sentir como se estivesse perdendo algo interessante, o que reforça o desejo de começar a campanha mais uma vez para ver se aquela habilidade que perdeu antes valia mesmo vale a pena.
Você vai querer complementar as suas habilidades com os itens certos, que vêm com todos os tipos de anexos, por exemplo ataque elementar e bônus de resistência ou aumento de mana, saúde e atributos. Armaduras pode ser modificado de várias maneiras, com stats boost gems e anexado com encantos especiais, um sistema Runic se mantém flexível, permitindo a remoção de encantamento e das gems em caso de você tomar uma decisão na qual você acaba não gostando.
Junto com o estilo old=school da Runic, muitos elementos mais modernos são adicionados ao jogo. O animal de estimação que segue você serve como uma forma alternativa de inventário, como no primeiro Torchlight, e pode ser enviado para vender equipamento indesejado enquanto você ' ainda está matando por aí, e ainda disse para voltar com poções e pergaminhos. Características como essas mostra o quão bem a Runic consegue se adentrar neste estilo de jogo, ela introduz riscos e aleatoriedade em todas as áreas do jogo, gerando uma aventura que nunca se sente irritante e sempre permite que você facilmente entre em uma briga.
Muito mais do que o primeiro Torchlight, Torchlight II é construído para a longevidade. Você pode jogar no modo single-player offline se você quiser, ou saltar em jogos cooperativos online ou LAN onde os inimigos aumentam tanto em dificuldade quanto em número, à medida que entram mais jogadores. Mesmo que a interface on-line não é tão bem produzida como em Diablo III (você não pode vincular itens através do campo de bate-papo, por exemplo), a Runic ainda implementa recursos de design inteligentes, como por exemplo cada jogador recebe seus prórpios drops, eliminando a ameaça de coisas legais sendo roubadas no caso de você estar jogando com estranhos.
Após a primeira jogatina é concluída ainda há muito o que fazer. Um mapa é desbloqueado no final do jogo, onde mais dungeons podem ser compradas com o gold do próprio jogo, você pode experimentar dificuldades diferentes, configurações adicionais, usar um personagem hardcore onde a morte é permanente, e também pode iniciar um New Game+ modo onde você reinicia a aventura com todo o progresso da jogatina anterior intacto, permitindo que seu nível fique na capacidade máxima contra monstros mais desafiadores e realmente ter uma noção de quão poderosa sua classe pode se tornar.
VALE A PENA?
Torchlight II não faz nada de radicalmente novo, mas faz tudo muito bem. Ele encaixa todas as peças que tem haver com variedade de monstros, itens interessantes, design de skills excelentes e surpresas aleatórias tudo isso junto em uma fórmula quase perfeita, onde a ação nunca acaba e as recompensas nunca estão muito longe. Qualquer "level up", aumento de skills e troca de itens te dá uma sensação de invulnerabilidade em um mundo obssecado em matar você. A história ou até mesmo os personagens particularmente não são tão memoráveis, mas isso dificilmente vai atrapalhar um dos melhores RPG atualmente.
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