Fala galera, aqui estou novamente trazendo para vocês mais uma análise, dessa vez para o portátil da Nintendo: o 3DS. O nome do game é Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, o novo jogo da saga Kingdom Hearts que ficou famosa por juntar dois mundos: o de Final Fantasy e o da Disney. KH 3D: DPD surge para finalmente dar início ao fim da saga, e mostrar também o sentido de toda a história até então apresentada.
Então se prepara aí e vamos nessa!
APROVADO:
COMEÇANDO...
Em Kingdom Hearts 3D: DPD você poderá controlar Riku e Sora quase que simultâneamente, como mostrado na maioria dos trailers do mesmo. Obviamente que se você já jogou outros Kingdom Hearts, você já controlou Riku algumas vezes, só que aqui você não precisará acabar uma campanha para começar a campanha do outro personagem.
O game traz uma proposta bem interessante: a dupla é colocada em uma espécie de teste que os leva para "mundos adormecidos". Basicamente é como se fosse realidades paralelas dos mundos já conhecidos da Disney, no qual qualquer ação feita por um protagonista não interfira nas ações do outro, permitindo que você não encontre nenhum paradoxo.
Outra coisa que vale ressaltar é a diferença nos estilos de combate. Apesar de Riku e Sora terem Keyblades, habilidades parecidas, etc, cada um tem seu próprio estilo de combate. Enquanto Sora tem ataques mais ágeis e rápidos, Riku tem ataques que priorizam a força, deixando os golpes muito mais intensos. Também temos os golpes especiais denominados de "Links", no qual cada herói utiliza este ataque de maneira diferente.
FLOWMOTION:
Dream Drop Distance trouxe um novo sistema de movimentação chamado de Flowmotion.
Com este sistema, você tem a chance de usar objetos e paredes do cenário para ganhar impulso por exemplo. Esse recurso pode ser usado para se deslocar de um local para outro em menos tempo, ou você pode pular em lugares de difícil acesso, já que o Flowmotion também aprimora seus saltos.
Como muitas coisas na vida precisam ter prática, o Flowmotion também necessita de um pouco de treino. Como a câmera nunca gostou do jogador em Kingdom Hearts, ela acaba que te atrapalhando na hora de movimentar seu personagem nesses momento de Flowmotion.
Com o Flowmotion você poderá utilizar uma espécie de finalização durante as batalhas, em bem legal e que vale a pena pelo menos ser citado.
REALITY SHIFTS:
Drop Dream Distance traz também os chamados Reality Shifts, um sistema no qual você pode usar o cenário a seu favor e transforma-lo em um arma contra os Nightmares. O interessante nisso tudo é que em cada mundo você terá de mudar a estratégia devido ao funcionamento de cada mundo em questão.
Em alguns cenários você poderá atirar os inimigos utilizando alguma parte do cenário, iy vicê também poderá hackear inimigos ou parte do ambiente para usá-los em seu favor, tornando a batalha mais divertida =D
REPROVADO
CORTANDO A JOGATINA...
Sora e Riku encontram apenas sonho s durante o jogo. Imagina se de repente o sonho acaba e a pessoa acorda? Pois bem, é isso que o sistema faz: em certa parte da sua missão, você vai ser obrigado a deixá-la e ir ver o que está acontecendo com seu companheiro. Você simplesmente trocará de sonhos assim do nada em momentos ridículos onde você estará mais empolgado, é como se você tivesse jogando online e simplesmente sua net caísse.
Você também fica bastante confuso quando estes Drops trocam, pois os personagens têm histórias diferentes independente se eles compartilham o mesmo mundo ou não, portanto não se surpreenda se você se sentir perdido sem se lembrar do que fazer quando você voltar para o seu protagonista anterior.
BICHINHOS?
Em KH 3D: Dream Drop Distance a IA praticamente não existe. Seus aliados( que são uma espécie de bichinhos) mais atrapalham do que ajudam, isso é muito irritante. Você terá que se preparar pois você verá seus queridos aliados andando para qualquer lugar no mapa, andando em meio dos inimigos enquanto você destroça todo mundo, fora quando não tentam te derrubar de uma plataforma quando você tenta fazer um salto "like a ninja".
Para aproveitar as habilidades de seus bichinhos você terá que brincar com eles utilizando a touchscreen do 3DS(¬¬). Algo inútil e eu até me pergunto: POR QUE colocar algo tão sem sentido no jogo? Se alguém souber por favor me conte.
CÂMERA ¬¬
Para muita gente, falar de Kingdom Hearts já é sinal para lembrar de sua câmera horrorosa. A câmera é horrível e você praticamente não acha seu personagem no meio de tantos efeitos especiais e inimigos surgindo toda hora, devido ao combate ser algo bem ágil e tudo mais.
Utilizar os botões L e R não vão te ajudar(garanto) pois você só conseguirá rotacionar a câmera. Então use o CPP(Circle Pad Pro) para essa tarefa miserável, apesar de não organizar porcaria nenhuma.
VALE A PENA?
Valer, vale. Porém esses deslizes com a câmera e a IA são deslizes mínimos que você não se encomodará tanto, durante sua jogatina. Para os fãs é um jogo obrigatório, e para os não fãs, o jogo é bom pelo fato de que durante a jogatina, o game faz resumos sobre os jogos anteriores.
Análise feita por: Diogo Zimmermann
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