Bom galera, nesse
post terá duas informações que eu acabei entendendo como uma só, há primeira é
sobre a longividade das gerações e a segunda é sobre a engine CryEngine 3,
vamos lá:
O diretor de
tecnologia de Square, Julien Merceron, comentou que essa geração está muito
longa em vista que a Microsoft e a Sony fizeram os seus consoles para durar 10
anos no mercado, e para ele isso é um erro, em parte dos produtores porque para
nós, usuários, quanto mais longa melhor pois não temos que gastar dinheiro
comprando novos hardwares ou novos consoles.
Julien acredita que a
Microsoft e a Sony ajudaram a emergir e fortalecer compainhas, produtoras com essa longa geração, Ele também sujeriu que, no futuro,
as arquiteturas sejam simples para dar
oportunidade para todos.
Palavras de Julien
Merceron:
"Se começarem a
elevar a concorrência, mais estúdios vão morrer, mais editoras vão morrer,
haverá menos títulos nas plataformas, etc. Se for mais acessível, terá mais
oportunidades às pessoas e terá um
melhor portefólio para o lançamento"
Agora vamos a segunda
informação que refere-se a uma vazamento de um documento privado da
apresentação da Crytek na E3:
As coisas são um pouco diferente desta vez em
torno de como o estúdio está atualmente concentrando-se nas características do
DX11 na CryEngine 3.
Durante a E3 deste
ano, a Crytek realizou uma apresentação VIP em que apresentou as
características do DX11 que serão implementadas na CryEngine 3.
Segundo o estúdio, a engine contará com:
Pixel Accurate Displacement Mapping
Area Lights
Vegetation e Cloth Physics
Real-time reflections ou RLR
Volumetric Fog e Cloud Shadows
Composite 3d Lens Flares e Flares Editor
GI + Glossy Reflections
Multi Layered Navigation Mesh
Bom são detalhes
MUITO técnicos de como o mundo (virtual) se comporta em determinados aspectos e
algums aperfeiçoamentos na parte de suavização de bordas, comportamento da
vegetação perante o ambiente e etc, para os mais “curiosos” ou que sabem sobre
o assunto aqui vai as informações mais completas:
A Crytek fala sobre
uma nova técnica de mapeamento de deslocamento - Pixel Accurate Displacement
Mapping - que dá a CryEngine 3 a capacidade de processar geometria maciçamente
detalhadas sem bordas de polígonos visíveis, sem a necessidade de pavimentação.
A Crytek também está
usando um novo sistema de sombreamento - chamado variable penumbra shadows -
para alcançar o efeito que varia na penumbra da sombra com base na sua
distância ao redor da luz.
A vegetação também
foi melhorada, como a nova versão da CryEngine 3 pode exibir grandes
quantidades de vegetação para se mover e simular com base nas forças físicas
dentro do mundo.
Não só isso, mas a
CryEngine 3 agora pode simular individuais lâminas de relva que interagem com o
jogador, AI, objetos e até mesmo explosões e ventos.
Por último mas não
menos importante, a CryEngine 3 (e Crysis 3) vai aproveitar as novas técnicas, tais
como:
RLR (Realtime Local Reflections)
Volumetric Fog
Volumetric Cloud Shadows
Composite 3D Lens Flares
Light Propagation Volumes
Nota do escritor:
Agora você deve estar se perguntando, o que essas duas noticias tem haver? Tudo, porque o futuro das engines está sendo aperfeiçoado ainda mais (sendo que eu não gosto muito do jeito que a Crytek trabalha, mas essa engine está ficando excelente) e o diretor da Squere acabou comentando sobre essa geração ser longa.
Então no final eu concordo com as citações de Julien, porque até mesmo os gamer´s querem ver coisas novas e as vezes os hardwares não permitem, algo do gênero, ou as produtoras não investem, como a EA, em novas engines e tecnologias.
Agora vem aquela questão do preço, se sempre tiverem atualizações, novos produtos e etc, ninguém consegue acompanhar o ritmo e então a coisa toda cai, as desenvolvedoras juntamente com as produtoras tem que pensar em uma forma de conciliar o desenvolvimento e praticidade, ai teremos algo de qualidade que possa durar muito mais.
Julien acabou comentando sobre os "grandes" dar oportunidade para os "pequenos" e isso eu achei bastante interessante porque permite que o leque de títulos seja maior e novos estilos de games começarem a surgir, porque cá entre nós ficar jogando sempre a mesma coisa com gráficos melhores é muito chato.
Escrito por: Hamon-Rá
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